
O QUE Á ARTIGO CIENTÍFICO
Artigo científico é uma publicação acadêmica de autoria declarada que apresenta e discute resultados, ideias, métodos, técnicas e processos produzidos em uma determinada pesquisa científica produzida pelas diversas áreas do conhecimento.
Normalmente, o artigo científico pode ser a síntese dos resultados de trabalhos acadêmicos de maior proporção ou pode substituir as teses e dissertações, nos processos avaliativos de conclusão de cursos no Ensino Superior. Nestes casos, ele deve ser produzido sob a assistência de um professor orientador.
O artigo científico também pode ser de produção original, onde aborda métodos de vivência e observação de um objeto de estudo, como relatos de caso, comunicação, entre outros, ou de revisão, onde eles propõem a Se análise de trabalhos já publicados.
O processo de produção do artigo científico consiste em um conjunto de métodos científicos, que se constituem também de pesquisas feitas de variadas fontes, para que ele possa ser avaliado e aceito pela comunidade de pesquisadores. Após a aprovação, eles podem ser publicados em revistas ou periódicos especializados que permitem ao leitor a repetição da experiência.
ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO
Para elaborar um artigo científico, deve-se levar em conta a organização e estrutura da pesquisa. Elas possuem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos: Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Todos os elementos devem estar escritos conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Nos elementos pré-textuais deve constar a autoria e o título do artigo de maneira evidente, devidamente identificados pela instituição, breve currículo e endereço para contato, que devem aparecer inseridos em nota de rodapé. Também deve constar um breve resumo da pesquisa na língua do texto, seguido pelas palavras-chave de importância para pesquisa.
ELEMENTOS TEXTUAIS
Os elementos textuais são compostos pela introdução, desenvolvimento e conclusão do artigo. Na introdução, deve constar de maneira breve os objetivos da pesquisa e os métodos de trabalho utilizados para a análise dos dados, para que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. O desenvolvimento é a parte mais extensa e principal do artigo. Ela deve apresentar toda a fundamentação teórica, a metodologia adotada, os resultados e a discussão. A conclusão deve responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos do artigo. Elas podem ser breves, apresentando recomendações e sugestões para futuros trabalhos.
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Nos elementos pós-textuais, devem constar as informações adicionais do artigo, como as referências, o título, subtítulo e resumo nas línguas estrangeiras determinadas e notas explicativas. Existe também elementos opcionais como glossários, apêndices e anexos.